
o que é o nqq 2050
Acesse as informações sobre o projeto da Niterói Que Queremos 2050

Objetivo
O Niterói Que Queremos (NQQ) é o plano estratégico de longo prazo da cidade. Criado pela Prefeitura de Niterói em 2013 com metas para 20 anos, o plano tem como lema tornar Niterói a melhor cidade do Brasil para viver e ser feliz. O NQQ orienta o planejamento da curto e médio prazos da cidade, com base em evidências, participação social e visão estratégica.
O plano é organizado em sete áreas de resultado que refletem os principais eixos do desenvolvimento urbano e social de Niterói, com metas claras e projetos estratégicos: Organizada e Segura; Saudável; Escolarizada e Inovadora; Próspera e Dinâmica; Vibrante e Atraente; Inclusiva; e Eficiente e Comprometida.
Ao longo da última década, o plano contribuiu para:
- Melhorar a mobilidade e integrar regiões da cidade;
- Reduzir riscos e proteger vidas com obras de contenção de encostas;
- Ampliar o acesso à educação e à tecnologia;
- Fortalecer a segurança com ações integradas;
- Combater desigualdades com políticas de renda e inclusão;
- Combater desigualdades com políticas de renda e inclusão;
Por que o plano está sendo atualizado até 2050?
Após mais de uma década do lançamento do plano, essa visão integrada tem se traduzido em ações que mudaram a cidade, a dinâmica dos serviços públicos e a qualidade de vida da população. Para seguir avançando com o desenvolvimento da cidade, o plano precisa levar em consideração novos desafios como as transformações sociais, econômicas, tecnológicas e ambientais da última década.
A atualização reforça o compromisso com o planejamento de longo prazo e escuta a população. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à Estratégia Brasil 2050, o novo NQQ busca enfrentar desigualdades, incorporar novas demandas e fortalecer a construção coletiva de uma Niterói mais inclusiva, resiliente e preparada para os desafios do futuro.


Metodologia
A atualização do Plano “Niterói Que Queremos 2050” será desenvolvida com base em uma metodologia participativa, técnica e orientada para resultados. O processo está estruturado em quatro passos: entender como está a cidade hoje, planejar os próximos passos, conversar com a população e implantar uma nova metodologia de acompanhamento dos resultados. O objetivo é construir, de forma colaborativa, um plano estratégico que reflita os desafios reais da cidade e ajude a orientar e fortalecer a perenidade das políticas públicas.